Em todas as áreas de atuação os estudos da RHiGeMA são desenvolvidos através do levantamento, coleta e tratamento das informações em Sistema de Informações Geográficas (SIG/GIS). Esta fermenta de trabalho auxilia nas avaliações e tomadas de decisões através da análise geoespacial alinhada ao escopo de cada estudo.
Uma das principais ferramentas utilizadas nos estudos desenvolvidos pela RHiGeMA é a coleta de dados nas abordagens das diferentes áreas de atuação com a utilização de fotos obtidas através de sobrevoos com drones (Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT). As fotos obtidas são de extrema importância na composição dos estudos realizados, pois permitem a compreensão da área de estudo em relação a seu entorno, assim como o alcance de locais inacessíveis pelo chão. Além disso podem ser obtidas fotos sobrepostas utilizadas no processo de restituição aerofotogramétrica gerando ortofotos e modelos digitais de detalhe da área de interesse.
Realizamos o tratamento, georreferenciamento e interpretação de imagens de satélite e fotografias aéreas obtidas de fontes secundarias. As imagens de satélite e fotografias aéreas obtidas de fontes secundarias ou geradas pela RHiGeMA passam por análise visual para extração das características físicas representadas nas imagens e geração de cartografias em diferentes temas, permitindo uma compreensão detalhada do ambiente.
Executamos o georreferenciamento e vetorização em Sistema de Informações Geográficas (SIG/GIS) de cartografias impressas ou digitais, como por exemplo mapas geológicos, topográficos, de relevo, entre outros. As informações existentes nas cartografias originais são vetorizadas em feições geográficas representadas por pontos, linhas ou polígonos.
A partir destas abordagens são desenvolvidos banco de dados específicos, com coleta, armazenamento, processamento, análise e visualização dos dados em ambiente SIG/GIS.