Recursos hídricos

Estudos hidrológicos

 

Estudos de caracterização hidrológica com o objetivo de estabelecer as condições de ocorrência do recurso hídrico superficial, seja para avaliar sua disponibilidade visando seu aproveitamento efetivo para diferentes usos, seja para o manejo e dimensionamento de derivações e obras hidráulicas na área da bacia objeto do estudo.

Levantamento das variáveis hidrológicas que afetam o comportamento dos recursos hídricos na bacia de interesse, desde uma simples captação até os mais diversos tipos de derivação de recursos hídricos para saneamento, uso industrial, irrigação, geração de energia, transporte, recreação, paisagismo, diluição de efluentes e autodepuração, além das suas implicações nas questões de preservação ambiental e, consequentemente, no uso e ocupação de uma bacia através da implantação dos mais diversos tipos de empreendimentos.

Diagnóstico hidrogeológico

 

Execução e avaliação da necessidade na delimitação e classificação de áreas de restrição e controle do uso das águas subterrâneas e à proposição de medidas voltadas para a gestão e proteção dos recursos hídricos subterrâneos.

Avaliação da vulnerabilidade natural de aquíferos através da metodologia GOD, onde são utilizadas informações de cobertura de solo e/ou litologia existente, profundidade do nível da água subterrânea e grau de confinamento do aquífero estudado.

Avaliação da quantidade e da qualidade da água subterrânea

 

Diagnóstico com o objetivo de avaliar a demanda e a disponibilidade de águas subterrâneas para uso sustentável do recurso; e de caracterizar e mapear potenciais ameaças à qualidade das águas subterrâneas (vulnerabilidade natural de aquífero e possível origem de desconformidades identificadas).

Outorgas de recursos hídricos

 

Outorgas e regularização de outorga de poços, captações superficiais, canalizações, barramentos, entre outros tipos de interferências nos recursos hídricos.